O internacional moçambicano Clésio Baúque, de 30 anos de idade, já não faz parte do plantel da Associação Black Bulls, tornando-se oficialmente jogador livre após o término da ligação contratual com o clube de Tchumene.
O extremo integrou os “touros” na temporada 2025, período em que realizou 22 jogos e marcou dois golos. Apesar da experiência e das expectativas criadas à sua chegada, a direcção optou por não renovar o vínculo, numa época em que o jogador acabou também por ficar fora da convocatória final dos Mambas para o CAN-2025.
Durante a sua passagem pela Black Bulls, Clésio Baúque participou nas competições africanas, tendo ajudado a equipa até à segunda pré-eliminatória, onde o conjunto moçambicano foi eliminado pelo Rivers United da Nigéria.
Com mais de 50 internacionalizações pela selecção nacional, Baúque regressou ao futebol moçambicano depois de 13 anos a actuar no estrangeiro, após rescindir contrato com o Al Arabi, dos Emirados Árabes Unidos. Antes disso, construiu uma carreira extensa, com passagens pelo Ferroviário de Maputo, Benfica e Marítimo (Portugal), Panetolikos (Grécia), Harrisburg City (Estados Unidos), Istanbulspor e outro clube da II Liga Turca, além de experiências no FK Qabala e Zira FK, do Azerbaijão.
Refira-se que, no início da temporada 2025, o jogador chegou a ser apontado como reforço da União Desportiva do Songo, mas acabou por assinar pela Black Bulls. A sua prestação ao longo da época ditou a ausência entre os escolhidos de Chiquinho Conde no CAN-2025, competição em que Moçambique foi eliminado nos oitavos-de-final após derrota por 4-0 frente à Nigéria. (Futnews24)