O avançado internacional moçambicano Chamito Loborino Alfândega, de 22 anos, foi oficialmente emprestado pelo Académico de Viseu ao Varzim SC até ao fim da temporada 2025/2026, numa aposta clara do clube português na juventude e no talento africano.
Chamito, que já passou pelo Black Bulls e teve as suas primeiras experiências no futebol europeu ao serviço do Académico de Viseu, aterrissa agora no futebol da Liga 3 de Portugal com a missão de reforçar o setor ofensivo do Varzim e ajudar a equipa a lutar pelo apuramento à fase de subida.
Estreia com impacto
Na sua primeira partida com a camisola do Varzim, frente à Sanjoanense, Chamito não só entrou durante o jogo como também marcou o golo que fechou o resultado: 2‑0 a favor do Varzim — um sinal imediato de adaptação e eficácia do avançado moçambicano no novo clube.
A vitória coloca o Varzim mais perto dos lugares de qualificação para a fase de subida na Série A da Liga 3, com o jovem avançado a ganhar desde já a confiança dos adeptos e do treinador.
Trajetória em ascensão
Chamito, que já representou Moçambique em competições oficiais e esteve convocado para a CAN 2025, tem vindo a ganhar destaque no futebol português desde que se transferiu para o Académico de Viseu em agosto de 2025.
O empréstimo ao Varzim surge como uma oportunidade para ganhar mais minutos de jogo e consolidar‑se como uma das futuras referências moçambicanas no futebol europeu — especialmente com uma estreia tão promissora. (PAULO)